Originalmente baseada no Debian, foi anunciada a primeira vez em 2004. Posteriormente, o Ubuntu cresceu e se tornou a mais popular distribuição Linux desktop; e isso deve ao fato dela se preocupar muito com o usuário final (desktop). Basicamente um dos motivos para tanta popularidade se deve a que o projeto foi criado por Mark Shuttlework, um multimilionário Sul-Africano; ex integrante do projeto Debian. Inovador e desafiador, o Ubuntu foi criado para evitar os erros dos outros projetos semelhantes ele criou uma excelente infraestrutura com uma documentação no estilo Wiki, criativo mecanismo de relatório de bug, e uma abordagem profissional para os usuários finais. E, o Projeto Ubuntu foi capaz de inovar; enviando CDs gratuitos a todos os usuários interessados, contribuindo assim para a rápida disseminação da distribuição.
O Projeto do Ubuntu, se destaca perante a comunidade Linux por sempre inovar e empreender. Mantem um calendário fixo de publicações de novas releases (semestralmente), sendo algumas delas com suporte prolongado; de 3 a 5 anos (LTS version). Atualmente (2012-2014) inova na criação de Ubuntu Phone para smartphones e Ubuntu TV para televisores. E possui diversas edições, tais como: LUbuntu, Ubuntu Studio, Edubuntu e outros. Além disso, possui um ambiente de desktop diferenciado, o Unity.
Gerenciador de Pacotes: APT com pacotes DEB
Ambiente Desktop: GNOME, KDE, LXDE
Possíveis alternativas: todas as suas edições (LUbuntu, Ubuntu Studio, Edubuntu e outros) e o Linux Mint (distro derivada do Ubuntu mais famosa).
Baseado em: Debian
Site Oficial: http://www.ubuntu.com/

Nenhum comentário:
Postar um comentário